Programador Avançado

Início:

Imediato (Não precisa formar turma)

Carga horária:

73 horas
Dias e horários:

segunda à sexta de 09:00 às 20:00
sábados de 08:00 às 14:00

Um dos profissionais mais requisitados do setor é o programador com experiência nas linguagens mais modernas e avançadas e que estão entre as mais requisitadas do mercado. Vai elaborar projetos utilizando ferramentas de banco de dados, podendo escolher entre a linguagem Java ou CSHARP, utilizando as técnicas aprendidas no módulo de lógica de programação, além dos ensinamentos organizacionais e de normalização apoiados no curso de UML.

O aluno deste curso sai para o mercado com um passo a frente, focando num modelo de sistemas mais avançado e de vanguarda, estando preparado para alcançar novos patamares dentro de um ramo que será sempre um dos com maior demanda por profissionais.

Tem como pré-requisito o conhecimento aprendido no curso iniciante ou já ter vivência com a área de programação.

Módulos

Banco de Dados

Neste curso o aluno aprenderá o conceito de banco de dados. Verá qual a função do SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados), conhecerá um pouco seu histórico, sua evolução e alguns modelos de dados. Aprenderá na prática, como criar e importar banco de dados, a realizar consultas SQL e o que é Diagrama Entidade – Relacionamento. O Aluno aprenderá manipulações de uma estrutura de dados desde um relacionamento até várias consultas fundamentais para um administrador de banco de dados..

Opção 1 (*): CSHARP (C#) Mód. I e Mód. II

Neste curso o aluno programará no Visual Studio utilizando a linguagem de programação C#. Aprenderá a declarar variáveis, conhecerá os tipos de dados básicos, operadores aritméticos e lógicos além das estruturas de decisão e repetição. E ao decorrer conhecerá os conceitos básicos de Programação Orientada a Objetos e como aplica-los. O aluno também aprenderá a desenvolvido um Sistema de Gerenciamento de uma loja, passando por todas as etapas do desenvolvimento: criação da tela inicial, do formulário principal, menus, cadastros, movimentação, grades de resultados, gráficos, entre outras funcionalidades. Tudo isso utilizando o conceito de desenvolvimento em camadas e as ferramentas Microsoft Visual Studio 2012 e o PostgreSQL 9.1.

Opção 2 (*): Java Mód. I e Mód. II

Neste curso o aluno aprenderá, como instalar o JDK e o NetBeans, aprenderá também todas as estruturas básica utilizadas no Java, como regra ou convenções de nomenclatura, componentes como Buttons, Jopionpane, Campos de textos, os tipos de dados utilizados no java e como declaralos. Também irá criar um sistema onde o mesmo tem a necessiade de gravar, editar, excluir e perquisar dados, tudo utilizando o banco de dados PostgreSQL.

Lógica de Programação Orientada a Objetos

A programação orientada a objeto é um modelo de programação que utiliza objetos como estrutura de dados que consiste em campos, aonde são inseridos os dados e métodos, juntamente com as suas interações. Como parte das suas técnicas de programação estão inclusas abstração de dados, polimorfismo, encapsulamento, modularidade, mensagens e herança. O uso da lógica é de extrema importância para os profissionais da informática, pois seu papel dentro das empresas é o de solucionar problemas e atingir os objetivos esperados pelos usuários, desse modo ela auxilia a análise destes problemas de modo a solucioná-los de forma mais rápida possível. Neste curso o aluno se capacita para ingressar no mundo da lógica a ser utilizada nas linguagens que aprenderá ao longo do curso.

UML

É uma modelagem orientada a objetos de uma maneira padronizada a qualquer sistema computacional, seja ele qual for o tipo. Neste curso serão abordados conceitos e exercícios práticos, onde o aluno aprenderá a criar Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagramas de Classes e também Documentação de Caso de Uso. Faremos uso da ferramenta Astah Community, que permite criar organogramas, fluxogramas e diagramas.

(*) Nessa formação profissional, você escolhe entre uma das duas linguagens de programação [CSharp (C#) ou Java], incluindo, assim, o módulo que vá efetivamente atendê-lo, de acordo com sua necessidade.